Leituras do Mês de Janeiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Este ano eu – Débora – vou postar sempre ao final do mês as minhas leituras, como uma forma de recordar de cada um deles e talvez instigar vocês a conhecerem coisas novas, porque nem sempre as resenhas são suficientes.

Talvez muitos que acessam o blog não façam ideia do meu interesse sobre Fórmula 1. Inclusive eu escrevo para o site Boletim do Paddock sobre está categoria do automobilismo. Infelizmente eu não tenho o hábito de ler livros sobre a Fórmula 1, mas coloquei como meta para 2018 buscar mais sobre este conteúdo. A grande questão é fazer está meta ser cumprida, eu vou precisar investir em livros estrangeiros pois poucos são traduzidos ainda no Brasil, no entanto já acabo adquirindo vocabulário e estudando a língua. Eu também tenho mais facilidade em ler livros sobre automobilismo em inglês do que os de história, pois ainda tenho dificuldade de me prender aos diálogos dos na personagens.

A Arte da Guerra: Cinco Anos de Fórmula 1

A Arte da Guerra é na verdade um quadrinho, escrito por Adan Parr, ex-diretor executivo da equipe Williams. Ele conta como foi trabalhar um período de cinco anos na equipe de Grove e ele acaba trazendo um pouco mais a fundo todas as dificuldades que eles passaram e infelizmente ainda passam.

A Williams sempre foi uma equipe independente e acabou se prejudicando ainda mais quando as equipes subsidiarias começaram a aparecer, já que as escuderias maiores tiveram a oportunidade de investir nestas outras equipes de ”base” para testar tanto pilotos como peças para desenvolver os seus carros.

Sendo assim a Williams pode ser considerada ainda uma equipe de garagem, pois está acompanhando todo o desenvolvimento muito de perto. Parr ainda sofreu com os embates entre a FIA, Bernie Ecclestone (CEO da F1) e as equipes com a sua carga histórica na época, sem contar os problemas da repartição do dinheiro na categoria que beneficia as equipes grandes e faz outras tantas se arrastar ao longo do ano.

Por ser um quadrinho, todas as partes narradas por Adam Parr ficam visíveis pois sem necessariamente citar os nomes dos envolvidos, temos o recuso visual das pessoas que estavam presentes naquele momento. Ainda no começo do livro somos apresentados a todos os persongens e as funções que cada um exerce/exerceu na Fórmula 1.

A linguagem é extremamente acessível e os traços dos desenhos são lindos, além disso o preto, o cinza e o vermelho fazem  a composição. A única parte ruim é que ele está disponível apenas em e-book e é comercializado pela amazon.

Adquira Aqui!!!

A Arte da guerra – Cinco anos na Fórmula 1

Speed Girl

Este é mais um livro sobre automobilismo e infelizmente está disponível apenas em e-book, mas fazendo a leitura dele pelo celular o leitor vai dar de cara com um livro interativo pois ele da opção de ver mais fotos ou videos de alguns momentos, mas caso a leitura no celular não seja algo agradável se a leitura for realizada no kindle, temos o auxilio do vocabulário dentro do contexto da história e também o dicionário que facilita muito na leitura em inglês, pois esse livro também está apenas disponível em inglês.

O livro foi escrito pelo jornalista Stephan Talty, para contar a história de Janet Guthrie a primeira mulher a se tornar piloto nas 500 milhas de Indianapolis. Conhecemos toda a sua trajetória até ela obter um convite para disputar na categoria. Janet não se considerava feminista, ela apenas tinha na cabeça que as mulheres poderiam fazer o que elas bem quisessem, mas o mundo não era assim quando ela decidiu desbravar as pistas e constantemente os seus adversários mandavam ela voltar para casa e ter bebês e construir uma família do que ficar em um autódromo.

Nele também consta algumas frases dela bem impactantes o que acaba reforçando os relatos narrados pelo jornalista. Um livro super recomendado, ele é fácil de ler mesmo em inglês e tão curtinho que eu acabei a leitura com gosto de quero mais.

Adquira Aqui!!!

Speed Girl: Janet Guthrie and the Race That Changed Sports Forever [Kindle in Motion]

O Principe o Mecânico e a Princesa Mecânica

Estes são o segundo e o terceiro livro da série Peças Infernais da Cassandra Clare, não vou me estender na resenha dele, até porque tem uma resenha dedicada a série aqui no site, mais eu posso dizer que simplesmente amei o livro, os personagens e todo o cenário e os recursos e mistérios que fazem a gente avançar cada capítulo sempre com aquele gosto de quero mais, foi um livro e tanto para mim e mais uma vez uma ótima recomendação da Paola.

Box As Pecas Infernais

A Biblioteca Invisível

Esse livro escrito pela Genevieve Cogman foi feito para transportar o leitor para um grande sonho, imagina ter uma biblioteca capaz de armazenar os principais livros do seu mundo e que foram responsáveis por fazer alguma mudança na época em que foram publicados ou depois. É simplesmente fantástico. Ele também conta com personagens cativantes e envolventes além de ter uma trama muito bem amarada que lembra muito os livros em que Sherlock Holmes é o protagonista. Como ela é uma biblioteca ”real”. algumas obras famosas também são citadas ao longo da trama o que pode aproximar mais ainda o leitor. Temos resenha no site!

Adquira Aqui!!!

A biblioteca invisível

A Guerra do Velho

Este livro é simplesmente incrível, além de me fazer rir em vários momentos, ele também levantas vários questionamento sobre a vida, já que os guerreiros/personagens já ultrapassam os 70 anos e na nossa concepção muitas vezes a velhice é a época de descansar e aproveitar para desfrutar dos frutos que foram colhidos ao longo dos anos.

Acompanhamos John Perry, quando está se alistando nas Forças Coloniais de Defesa (FCD) aos 75 anos e todos os desafios por deixar a Terra, mesmo sabendo que o que prendia ele (sua mulher) já havia morrido e estava na hora de começar uma nova jornada ao desconhecido, com isso ele acaba explorando o espaço, conhecendo outras civilizações e soldados que tem que se despir das pessoas que foram no passado para lutar por aqueles que deixaram a Terra a muito tempo. Fiquei maravilhada por este livro e não vejo a hora de ler Brigadas Fantasmas que é o segundo livro desta série.

Adquira Aqui!!!

Guerra do Velho

Débora Santos Almeida

Autora de textos sobre automobilismo em especial sobre Fórmula 1, leitora voraz de livros de ficção científica, amante de Arthur C. Clarke e freqüentadora do restaurante do Douglas Adams!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: