Resenha – Dois Garotos se Beijando – Um livro Incrível

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Esse é o tipo de livro que poucas pessoas vão ter vontade de conhecer, mas eu acredito que ele aborda temas muito importantes. Os livros além de ter a função de entreter, também se torna importantes na hora de levantar questionamentos e explicar algumas situações.

Sinopse: Do mesmo autor do best-seller Will & Will e Todo dia. Do lado de fora da escola, ao ar livre, rodeados por câmeras e por uma multidão que, em parte apoia e em parte repudia o que estão fazendo, Craig e Harry estão tentando quebrar o recorde mundial do beijo mais longo. Craig e Harry não são mais um casal, mas já foram um dia. Peter e Neil são um casal. Seus beijos são diferentes. Avery acaba de conhecer Ryan e precisa decidir sobre como contar para ele que é transexual, mas está com medo de não ser aceito depois disso.

Cooper está sozinho. Passa suas noites em claro, no computador, criando vidas falsas online e seduzindo homens que jamais conhecerá na vida real. Mas quando seus pais descobrem seu passatempo proibido, o mundo dele desaba. Cada um desses meninos tem uma situação diferente. Alguns contam com o apoio incondicional da família, outros não. Alguns sofrem com o bullying na escola, outros, com o coração partido.
Mas bem no centro de todas essas histórias paralelas está o amor. E, através dele, a coragem para lutar por um mundo onde esse sentimento nunca seja sinônimo de tabu.

Acabei lendo ele depois de uma indicação do Victor Almeida do canal Geek Freak. O primeiro livro com o tema LGBT que eu li na vida. Já fiz a leitura de outros livros com personagens gays, como Marcas da Guerra, mas nenhum tinha o foco neles, então foi uma experiência nova e muito interessante. Ele foi capaz de abrir portas para um tipo de literatura na minha vida e eu fiquei interessada em descobrir outros autores que abordam esse tipo de tema, ou que em suas historias tenha a presença de personagens gays. Geralmente é um mundo que a gente acha que sabe muito, por ter amigos que são, mas a gente percebe que não conhece metade das coisas. E foi impossivél não se apaixonar por essa história, eu fiquei tão imersa que acabei a leitura em dois dias. 

” É um mundo muito traiçoeiro que pede constantemente que você comente, mas não liga para o que você tem a dizer.”

Um ponto muito importante é saber que o livro é narrado por pessoas que já morreram, em decorrência da AIDS e passam a ser espectadoras de outras pessoas. O livro conta a história de 8 garotos Neil, Peter, Tariq, Cooper, Ryan, Avery e finalmente Craig e Harry que são os garotos do beijo mais importante do livro.

O legal do livro é que ele apresenta o dilema que essas pessoas enfrentam, se deve ou não contar para as suas famílias, como vai ser o suporte deles e se esse apoio não vir o que a pessoa vai acabar fazendo? Sabemos que muitas pessoas ainda não toleram essas escolhas, eles acabam se escondendo para evitar frustrar os pais ou até mesmo os amigos. E claro a história também mostra como é muito importante ter o apoio, não importa a decisão que você tome na sua vida, é sempre necessário alguém que possa te apoiar e te escutar. O autor consegue também mostrar os vários tipos de relacionamentos, seja ele como casal ou também a amizade e cumplicidade.

”… a alegria de descobrir que a pessoa certa na hora certa pode abrir todas as janelas e destrancar todas as portas.”

A história é fragmentada em trechos de cada personagem do livro, facilitando na hora de conhecer cada um deles e proporcionando mais imersão. O autor também faz o uso de repetição de palavras ou de trechos, até mesmo para chamar a atenção do leitor e construir a parte mais sentimental do texto. O livro é repleto de mensagens e o meu mesmo ficou cheio de marcações.

Minha recomendação é se você caro leitor desse blog, nunca leu nenhum livro com esse gênero, este é um bom começo. Aproveite que estamos no começo de 2017 e de a oportunidade para conhecer uma história nova e rica e abrir portas na sua vida e na sua mente.

Título: Dois Garotos se Beijando
Autor: David Levithan
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Galera Record
Edição: 1ª – 2015
Idioma: Português
ISBN-13: 9788501102096
ISBN-10: 8501102091
Adicione: Skoob Goodreads
Especificações: 224 páginas

Débora Santos Almeida

Autora de textos sobre automobilismo em especial sobre Fórmula 1, leitora voraz de livros de ficção científica, amante de Arthur C. Clarke e freqüentadora do restaurante do Douglas Adams!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: