Resenha: Nova Jaguaruara de Mauro Lopes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Sinopse: Um antigo e curioso evento acontece todos os dias em Nova Jaguaruara, uma pequena cidade no interior do Ceará: à meia-noite, as luzes se apagam e a cidade cai na escuridão por exatamente um minuto. Vicente e sua equipe de trabalho chegam à cidade para estudar as condições para a instalação de torres de energia eólica na região e, quem sabe, resolver o estranho problema de queda de energia. O que eles não sabiam, entretanto, é que a cidade esconde uma terrível história relacionada ao desaparecimento de pessoas desde o início do século XX. A única coisa de que são alertados desde o primeiro dia é o fato de não poderem se aproximar de uma igreja abandonada na beira da estrada, um pouco afastada de Nova Jaguaruara. Infelizmente, o aviso não é o suficiente e logo Vicente e sua equipe encontram-se presos nos terríveis mistérios da cidade.

Nova Jaguaruara é o livro de estreia do autor Mauro Lopes, sua narrativa é baseada no terror e a história é focada em uma cidade do interior do Ceará, próxima de Fortaleza onde coisas estranhas acontecem na cidade, como por exemplo todos os dias a meia noite, as fontes de iluminação da cidade se apagam sem nenhuma explicação e permanecem assim por um minuto, até tudo acaba voltando ao normal.

O mais apavorante neste livro é não saber o que causa e nem saber quando tudo isso começou. O autor foi brilhante ao conseguir fazer várias histórias soltas no livro se conectarem de uma forma brilhante. Ao longo da narrativa vamos recebendo peças deste quebra cabeça e conforme vamos avançando tudo se conecta, quase uma agência de investigações holísticas.

Mas se tem uma coisa que eu aprendi é que o mal se incomoda quando tudo vai bem e dá sempre um jeito de acabar com a paz dos outros.

Os personagens são bem construídos e é possível se afeiçoar a eles no período em que passamos todos durante está narrativa. O sentimento de aflição se afora mais ainda quando um grupo de cinco pesquisadores que foram para Nova Jaguaruara se encaminham para a cidade na tentativa de instalar energia eólica e tentar resolver este problema de falta de energia que assola a cidade. Junto com este grupo vamos descobrindo as coisas e sendo alertados do quanto a cidade é perigosa a noite, pelo caso do desaparecimento de algumas pessoas que já aconteceram no local sem nenhuma explicação.

O grande problema é que o próprio povo da cidade não gosta de falar do assunto, eles simplesmente omitem o fato de coisas estranhas acontecerem e as vezes na boa intenção de tentarem alertar o perigo para os forasteiros, acabam não sendo tão claros e fazendo os visitantes acharem que é apenas uma grande besteira ou deixando eles mais aguçados para bisbilhotarem o local.

Façam o trabalho de vocês, mas não ousem explorar os velhos terrenos. Sejam objetivos e digam adeus a esta cidade ao final. Haverá uma velha igreja seguindo a estrada em direção ao litoral. Não parem próximo a ela sob nenhuma condição.

Tudo acaba girando em torno de uma igreja que está localizada na estrada que dá acesso ao litoral, no entanto quando está equipe de engenheiros chega a construção já está abandonada a muito tempo. O último desaparecimento foi de uma criança, que desafiou o alerta das pessoas mais velhas de Nova Jaguaruara e acreditou que tudo não passava de lenda. Desde o desaparecimento de João as pessoas passaram a ignorar aquela parte da cidade e não arriscaram mais as suas vidas.

Do começo ao fim o livro é muito instigante, ele provoca os nossos medos e a curiosidade. Desde o primeiro capítulo eu me senti presa ao livro e queria saber a causa para aqueles fenômenos que ali aconteciam. Devorei o livro em dois dias. Ele é um ebook bem barato na Amazon, mas também está disponível de graça para quem é assinante do Kindle Unlimited.

Sei que o mês do terror está chegando e pode ser uma grande oportunidade para quem ainda não se aventurou neste gênero ou gosta muito do mesmo colocar ele na lista de leituras. Além disso é de um autor nacional e nunca é tarde para exaltar um. 

Título: Nova Jaguaruara
Autor: Mauro Lopes
Tradutor: –
Editora: –
Edição: 1ª – 2017 BR
ISBN: B075773MC3
Adicione: Skoob  Goodreads
Especificações: 288 páginas

Compre: Nova Jaguaruara

Débora Santos Almeida

Autora de textos sobre automobilismo em especial sobre Fórmula 1, leitora voraz de livros de ficção científica, amante de Arthur C. Clarke e freqüentadora do restaurante do Douglas Adams!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: