Resenha Projeto Autor – Salem do Stephen King

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

O livro Salem de Stephen King foi publicado pela primeira vez em 1975 e chegou ao Brasil com um dos títulos mais óbvios para a história, no entanto antes de ter contato com está obra eu desconhecia o seu nome original então não tinha muita ideia sobre o que o livro contava. Posso dizer que isso mudou a minha experiência com ele e se eu soubesse logo de cara quem era o monstro dessa trama, aposto que teria entrado nela com muito preconceito, no entanto não me aprofundar e mergulhar de cabeça me fez amar esse livro ainda mais por conta do fator surpresa. Se vocês que nunca leram já sabem quem é o vilão desse livro, não deixem de ler por preconceito, pois é uma das obras mais brilhantes do autor.

Nesta resenha de certa forma eu decidi ocultar alguns fatos.

A trama se passa na fictícia cidade de Jurasalem’s Lot, na Nova Inglaterra e levanta uma questão muito pertinente, porque algumas cidades nos Estados Unidos simplesmente se tornaram cidades fantasmas e porque ninguém sabe o que aconteceu. Só nesse início, nós já somos transportados para o sobrenatural e várias questões são levantadas, *como a população de uma cidade sumiria sem deixar nenhum vestígio?*

É desta forma que conhecemos Ben Mears, um autor que volta para a Salem, na tentativa de escrever um romance e já colocando como pano de fundo uma casa abandonada (Mansão Marsten) que lhe botava muito medo quando ele era criança. Não é à toa que ela aterroriza todo mundo que mora na cidade, pois a violência é uma das coisas que marcam o seu passado.

Salem é aquela típica cidade do interior onde todo mundo se conhece e é possível saber sobre a vida de todos, mas ninguém gosta de comentar o passado e nem desenterrar historias antigas e comprometedoras e para Ben escrever essa história ele tem mais colaboração dos artigos que levantou antes de retornar à cidade do que dos próprios moradores.

Como alguns livros do King já abordam a morte ou um crime são a derrocada para as coisas saírem do controle e o final que parecia ser muito previsível, fornecer uma reviravolta, emocionante. E é interessante como os fatos de todos os personagens são devidamente bem amarrados e como fica difícil largar esse livro para se quer ir dormir por conta de todos os acontecimentos.

Impressões e informações valiosas

É interessante como King consegue fazer o seu coração bater mais forte, principalmente quando ele usa personagens com nomes parecidos e praticamente o mesmo território para contar as suas histórias. Logo no capítulo Ben, em que Ben Mears é apresentando não tem como não fazer ligações com Ben Hanscom do It e principalmente quando a introdução é que ele está retornando para a cidade depois de um período de mais de 20 anos onde ele preferia se esquecer dos fatos que o amedrontaram mas ele precisa retornar para escrever o seu livro e só dentro do local para ficar imerso na história.

Como não se lembrar de It e daqueles adultos que retornam para a cidade para conter os ataques da Coisa depois de 27 anos, se forçando a se lembrar do passado para conseguir vencer o monstro novamente. Confesso que naquelas primeiras páginas ele já havia me ganhado.

Novamente sobre esse jogo do autor de utilizar o nome de personagens parecidos ou os mesmos personagens nas suas histórias o Padre Callahan também é uma figura que aparece nos livros V, VI e VII da série ‘’A Torre Negra’’ em uma pesquisa pela internet os principais livros que citam acontecimentos de ‘’Salem’’ estão nos livros V e VI.

A cidade de Jerusalem’s Lot também é citada em outras obras do autor como A Zona Morta e o Cemitério e são dois livros que estão incluídos no nosso #projetoautor.

Resenha por Beatriz Carafizi

Antes de falar sobre o livro, gostaria de pontuar que iniciei a leitura sem saber de nada sobre o livro, é uma experiência que decidi realizar com o #projetoautor! Portanto manterei o suspense e as surpresas para vocês descobrirem em sua leitura… Mas já adianto que: Salem foi classificado como um dos melhores livros sobre esse tema já escrito!

Salem’s Lot é descrita com perfeição e esmero, nos fazendo emergir em uma típica cidade pequena americana, como se fossemos mais um habitante. Para isso, o autor descreve aos poucos alguns dos principais cidadãos da cidade, nos apresentando também seus segredos e medos, o que leva a aproximação a fundo quando nos é apresentada a Mansão Marsten, o retorno de um antigo morador chamando Ben Mears e todo o mistério que cerca a cidade.

E é justamente através de Ben, que podemos viajar nos antigos problemas da cidade, como os desaparecimentos e o grande incêndio que quase tirou a cidade do mapa e a curiosidade do grande acontecimento que o deixou tão traumatizado na infância, a ponto de voltar para tentar resolver de uma vez por todas essa história consigo mesmo!

A trama se desenrola te mantendo preso e cada vez mais empolgado a cada página, com King deixando claro para que veio! Saindo do óbvio e te surpreendendo do início ao fim, tornando a experiência de leitura maravilhosa, o que com certeza fez Salem entrar para a lista dos meus livros favoritos.

#projetoautor

O Projeto Autor foi criado pela Bia Carafizi, ele consiste em criar uma lista de leitura de um mesmo autor, para ao final de cada livro possibilitar a criação de uma linha de discussão sobre a obra! O Projeto Autor 1 será do nosso queridíssimo @stephenking  Criamos uma lista em ordem aleatória mas respeitando a sequência de livros relacionados ou séries, livros estes que estão em destaque (vermelho). A ideia é estipular um prazo para leitura de acordo com o tamanho do livro e a nossa necessidade, vamos sempre combinar uma data e se necessário iremos prolongar o prazo de leitura! Ao final de cada obra, vamos eu (@biacarafizi ) e @sraflowers escrever uma resenha, abrindo espaço para a discussão junto com vocês! Como um clube do livro online! A lista de livros foi já foi criada no nosso bujo e deixamos no final um espaço para as obras que vocês sugerirem, assim podemos ler juntos! Se faltou algum livro na lista que vocês gostariam de ler, comentem aqui embaixo para acrescentarmos! O primeiro livro da nossa lista é o Salem! Convidamos vocês para iniciarem essa leitura conosco e nos reuniremos aqui e no blog dia 10/5 para conversarmos sobre ele! ☺ pedimos também que usem #projetoautor e #PAstephenking para acompanharmos a leitura de vocês! ♥️

 

 Título: Salem
Autor: Stephen King 
Tradutor: Thelma Médici Nóbrega
Editora: Suma – Companhia das Letras
Edição: 2013
ISBN-13: 9788581050454
ISBN-10: 858105045X
Adicione: Skoob  Goodreads
Especificações: 464 páginas

Débora Santos Almeida

Autora de textos sobre automobilismo em especial sobre Fórmula 1, leitora voraz de livros de ficção científica, amante de Arthur C. Clarke e freqüentadora do restaurante do Douglas Adams!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: